quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fodido & Xerocado: Exposição

"Entre 5 de fevereiro e 6 de março, exposição apresenta recorte do Punk Rock em registros exclusivos


O nome acende a curiosidade: mas o que é o “Fodido e Xerocado”? Fodido e Xerocado é, e sempre será, um fanzine punk. Mas isso não o impede de aparecer sob outras formas. É o que acontece a partir dessa sexta-feira, 5 de fevereiro, no Espaço Soma, em exposição que transporta toda a atmosfera e energia desse universo para um novo suporte.

Matheus,de óculos, e Daigo, de camiseta vermelha.

Mateus Mondini e Daigo Oliva, fotógrafos ligados ao cenário musical e autores do fanzine, vão preencher as paredes do Espaço com fotos do Punk tiradas há pelo menos sete anos. São 85 metros quadrados de lambe-lambes, distribuídos em três painéis e mais trinta fotos.. Tudo fixado com banhos de cola de farinha e xerox preto, o que acrescenta características da publicação ao novo suporte.


Sem a preocupação de documentar cenas ou épocas, o Fodido e Xerocado surgiu no final de 2006 de forma espontânea e tiragem limitada. Sempre distribuído de graça, o fanzine está em sua décima edição e seus números anteriores estão totalmente esgotados.


Em 2007, o selo Cospe Fogo, reconhecido por divulgar artistas da cena Punk, transformou o fanzine em uma compilação de fotos em forma de livro, o “Fodido e Xerocado: Por Favor, Olhe Para Mim”. Nas imagens, bandas como Gang of Four, Stooges, Discharge, Cólera, Ratos de Porão e Olho Seco.


Já em 2010, Mateus Mondini e Daigo Oliva figuraram entre os entrevistados da edição especial de fotografia do lendário fanzine norte-americano Maximum Rocknroll, além de participarem da exposição Maximum Rock’n’Roll Photo Show, que acompanha o lançamento do fanzine, em São Francisco, EUA.


A exposição no Espaço Soma dá continuidade a colagem de lambe-lambes feita em pontos de ônibus da cidade. Por conta da Lei Cidade Limpa, que removeu propagandas de espaços públicos, o que antes era um espaço destinado a publicidade nas paradas dos coletivos virou moldura para o Fodido & Xerocado.


Fodido e Xerocado


Terça a sexta, das 12h às 20h. Sábado das 13h às 20h. Até 6 de março


Entrada: Grátis
Endereço: Rua Fidalga, 98 – Vila Madalena – São Paulo, SP
Censura livre
Capacidade: 250 lugares
Estacionamento: Em frente (não conveniado)


Área para fumante


Telefone: (11) 3034-0515


Site: www.maissoma.com"

Nenhum comentário: